A contabilidade pública passou por grandes transformações ao longo dos últimos anos. Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, chegaram também o aumento de relatórios, controles, limites dos índices de aplicações, entre outros itens de controle. Um passo importante para fortalecer a transparência do uso dos recursos públicos.
De acordo com Vilma Joseli Veronez, que há 18 anos é contadora da Prefeitura de Rio Azul, o avanço trouxe muitas novidades para os servidores que trabalham nos municípios.
"Primeiramente os relatórios para o Tribunal de Contas eram em planilhas do Excel, depois o Tribunal disponibilizou o Sistema de Informação Mensal, Lei de Responsabilidade Fiscal, era um módulo local. E assim começou cada vez mais as cobranças, exigências, cadastro de licitações, convênios", explica.
Com o avanço da tecnologia, o Tribunal de Contas foi informatizando cada vez mais seu trabalho, chegando no que temos hoje, um sistema onde as atualizações são feitas online, em tempo real, todos os meses. Segundo Vilma, em Rio Azul a prefeitura se dedicou muito para acompanhar as atualizações. "Sempre nos atualizamos das orientações técnicas do Tribunal de Contas, buscamos constantemente entender as novidades, tirar dúvidas e colocar em prática as mudanças".
A contadora aponta o primeiro passo para as prefeituras conseguirem atender corretamente as normas:
"Para atender as exigências do Tribunal de Contas, Tesouro Nacional, Leis e Notas Técnicas é necessário um software de contabilidade preparado e que facilite os registros dos fatos e atos contábeis, licitações, contratos e tudo que envolve a vida diária da Prefeitura".
Além do software, Rio Azul implantou rotinas de trabalho que agilizaram o envio de informações e diminuíram a incidência de erros nas validações, buscando constante por conhecimento e atualizações. Para Ecinoely Francine Przybycz Gapinski, que trabalho há 9 anos com contabilidade pública, as exigências dos órgãos reguladores, exigiu integração entre todos os setores da prefeitura e divisões de funções. "Foi necessário também ajuda externa, tanto dos tribunais, colegas de outros municípios e de suporte técnico especializado". Segundo Ecinoely, a Equiplano foi muito importante em todo essa transformação.
"A Equiplano foi fundamental nesse processo, buscando sempre apresentar as melhores soluções para a entidade e auxiliando nesse período de transição", finaliza.
A Equiplano oferece Atendimento Técnico Especializado as entidades, no apoio ao melhor uso dos softwares e na gestão do conhecimento. Quer saber mais? Clique no link abaixo e receba mais informações da área de negócios.