Notícias

Dados abertos da gestão pública

20/08/2019


Quanto dos impostos dos municípios são investidos em asfalto, nas unidades de saúde ou na compra de equipamentos de segurança?

Quanto do recurso público são destinados à educação?

Você já parou para pensar que responder perguntas como estas pode apoiar o fortalecimento da transparência e de soluções que melhorem a vida das pessoas?

Considerando a informação como base para qualquer decisão, o Tribunal de Contas da União vem incentivando  que  as  organizações  públicas  invistam  em  iniciativas  de  abertura  de  dados governamentais. Dados abertos é o termo utilizado quando uma informação está disponível e qualquer pessoa pode livremente acessá-la, utilizá-la, modificá-la e compartilhá-la para qualquer finalidade, estando sujeito, no máximo, a exigências que visam preservar a fonte, indica a ONG Internacional Open Knowledge..

Cinco principais motivos são apontados como justificativa para a gestão pública trabalhar com os dados abertos:

  • (1) Transparência
  • (2) Aprimoramento na qualidade dos dados governamentais
  • (3) Obrigatoriedade pela Lei  de Acesso à Informação LAI, todos estes focados na qualidade da gestão pública.
  • (4) Contribuição da sociedade com serviços inovadores ao cidadão
  • (5) Viabilização de novos negócios, motivos que apoiam o empreendedorismo para solucionar necessidades sociais ou facilitar a vida dos cidadãos.

Para Crislaine Miranda, membro do Time do Portal da Transparência Equiplano, o conceito e a prática dos Dados Abertos, especialmente os governamentais, é um ótimo recurso, mas ainda pouco explorado. "Muitos indivíduos e organizações coletam uma ampla gama de diferentes tipos de dados para executar suas tarefas. O governo é particularmente importante nesse contexto, tanto por causa da quantidade e da centralidade dos dados que coleta quanto pelo fato de que tais dados são públicos".

No Brasil, apesar de existirem programas bastante avançados de transparência pública como, por exemplo, de  transparência  orçamentária,  ainda  são  poucos  os  órgãos  ou  secretarias  que disponibilizam dados abertos.

A Equiplano vem trabalhando sistematicamente na qualidade do seu Portal da Transparência, estando alinhada ao Índice de Transparência Pública do Tribunal de Contas. E Dados Abertos agora também são realidade para os clientes Equiplano. De acordo com Crislaine esta funcionalidade atende as exigências por uma gestão pública cada vez mais transparente.

Nosso Portal permite que o gestor público reúna um conjunto de dados estruturados e não proprietário, disponibilizando diversos relatórios no formato CSV.

A tecnologia está a serviço das cidades que querem ser cada vez mais inteligentes para os cidadãos.

Que saber mais sobre o Portal da Transparência Equiplano? Clique aqui

Rua Ernesto Piazzetta, 202 - Bacacheri
Curitiba/PR - CEP 82510-350
Suporte: (41) 3351-5010 | Geral: (41) 3351-5000