Notícias

Informações à serviço da arrecadação municipal

15/08/2019


Visualizar informações importantes de forma organizada e intuitiva é a melhor maneira para que possamos tomar decisões corretas no dia a dia. Na gestão pública não é diferente, otimizar processos e garantir eficiência também é fundamental.

Um dos principais assuntos que uma prefeitura cuida é a arrecadação municipal, que traz o recurso necessário para ser aplicado em saúde, educação e outros serviços essenciais para a população, além de obras de manutenção da cidade.

Neste quesito, o Imposto Sobre Serviço - ISS é a principal fonte de receita, onde uma das grandes fontes vem das micro e pequenas empresas, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões que estão enquadradas no sistema do Simples Nacional.

O Simples Nacional é um regime tributário, regulado pela lei Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que abrange tributos das esferas nacional, federal e municipal. No caso dos municípios, empresas com faturamento anual de até  R$ 3.600.000,00, e que fazem a opção pelo sistema, recolhem o ISS através de união.  Esta possui softwares próprios que controlam o lançamento e a cobrança desses tributos para depois destinar as partes correspondentes a cada órgão competente.

Como gerenciar os limites, histórico e repasses anuais de cada contribuinte optante pelo Simples Nacional?

A tecnologia é a grande opção para a gestão pública juntar os dados e traze-los como informações para tomada de decisões.

A Equiplano disponibiliza o software Simples Nacional que armazena e cruza todas as informações das movimentações das empresas simples, histórico de enquadramento e desenquadramento, relatórios de faturamentos, e até um extrato consolidado para identificar erros na apuração no ISS.

Segundo a analista de negócios, Debora Segantine, o software faz importação das movimentações realizadas do Banco do Brasil ao site do Simples Nacional.

"É um instrumento de gestão eficiente, pois gera dados confiáveis sobre as movimentações realizadas e garante uma visualização completa para o gestor, trazendo um ranking das maiores arrecadações e das empresas que excedem o limite de faturamento

A gestão da informação possibilita uma atenção continua da administração pública contra fraudes na arrecadação dos tributos, combinando com mais eficiência na geração de recursos.

Rua Ernesto Piazzetta, 202 - Bacacheri
Curitiba/PR - CEP 82510-350
Suporte: (41) 3351-5010 | Geral: (41) 3351-5000