Notícias

Acessibilidade na internet

17/07/2019


Incluir significa colocar dentro, juntar, inserir, fazer parte, ou seja, sinônimos de tornar algo acessível para quem quiser ou puder. Toda gestão pública tem esse desafio, ser transparente para quem quiser acessar informações ou participar.

No âmbito da internet, o tema inclusão também vem sendo aprofundado. Existem estudos nacionais e internacionais que conceituam e propõem práticas de inclusão. A cartilha de acessibilidade web da W3C BRASIL,  é um dos documentos que conectam informações a este respeito.

De acordo com a cartilha, dar acessibilidade na web é "possibilitar que qualquer indivíduo, utilizando qualquer tecnologia de navegação, visite qualquer sítio e obtenha completo entendimento das informações contidas nele, além de ter total habilidade de interação".

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015), também foi criada para dar amparo e trazer a importância das informações estarem fáceis de serem utilizadas por todas as pessoas.

Para Crislaine Miranda, membro do Time do Portal da Transparência Equiplano, a Lei veio:

"Referendar e assegurar os direitos fundamentais das pessoas com deficiência. A lei inclui e promove a cidadania", enfatiza.

Neste quesito, o Portal da Transparência Equiplano, criou opções de acessibilidade, com tecnologias e formatos complementares de visualizações, leituras e sinais.
Já disponível para os clientes, os dispositivos foram necessidades trazidas pelos gestores de Francisco Beltrão, que desde a nova versão disponibilizada, vem permitindo que os cidadãos da cidade com baixa visão, cegos e surdos tenham acesso as informações da gestão pública.

Para Daniella Lotici Kowalski, da área de Recursos Humanos e Portal da Transparência, da Prefeitura de Francisco Beltrão, atender as exigências da Lei neste quesito é fundamental.
"O portal está muito bom. Agora mais pessoas podem visualizar os dados da administração. Este é um quesito importante, que também faz parte do Índice de Transparência Pública do Tribunal de Contas", explica.

Confira abaixo as ferramentas de inclusão que estão disponíveis no Portal da Transparência Equiplano:

Modo Alto Contraste
Para facilitar a leitura os usuários podem mudar a combinação das cores (branco e preto) onde oferecer um maior contraste, facilitando a visualização das imagens e textos.

Tamanho da Tela
Esta opção possibilita o redimensionamento das informações do portal, tanto para aumentar, quanto diminuir a visibilidade da tela.

Leitor Seleção
Texto-para-Voz, onde converte-se o texto em discurso, permitindo que o usuário ouça o conteúdo disponível.

Tradução em Libras
Tradução das informações disponíveis no portal na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, por meio da ferramenta Suite VLibras para as pessoas que possuem redução ou ausência da capacidade auditiva.

A tecnologia também pode ser inclusiva, um cuidado que faz parte da era das cidades inteligentes.

Que saber mais sobre o Portal da Transparência Equiplano? Escreva para comercial@equiplano.com.br

Rua Ernesto Piazzetta, 202 - Bacacheri
Curitiba/PR - CEP 82510-350
Suporte: (41) 3351-5010 | Geral: (41) 3351-5000